Pesquisar este blog

Candomblé e Umbanda-------Suas Raízes Diferenças e o Preconceito Histórico no Kardecismo

 


                

A Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, nascida da fusão de elementos do Candomblé, Espiritismo Kardecista e Catolicismo. Apesar de compartilhar algumas semelhanças com o Candomblé, a Umbanda possui características próprias que a tornam única. Esta religião se desenvolveu como uma resposta ao preconceito eurocêntrico presente no Kardecismo, que não aceitava entidades como caboclos e pretos velhos, considerados "não evoluídos" por kardecistas. É importante compreender as diferenças entre Umbanda e Candomblé para evitar a perpetuação de equívocos e preconceitos.

Origens e Desenvolvimento da Umbanda

A Umbanda surgiu no início do século XX no Brasil, um país marcado por uma rica diversidade cultural e religiosa. Essa nova religião incorporou elementos de três grandes tradições.

O Candomblé: religião de matriz africana que celebra os orixás e suas manifestações. No Candomblé, os rituais e práticas são profundamente enraizados na cultura africana, com ênfase em tradições, mitologias e hierarquias específicas de cada nação (nagô, jeje, angola, etc.).

Espiritismo Kardecista: Fundado por Allan Kardec, o Espiritismo enfatiza a comunicação com espíritos desencarnados e a evolução espiritual. Kardecismo foi profundamente influenciado pelo pensamento científico e filosófico europeu do século XIX.

Catolicismo: A religião predominante no Brasil, cujo sincretismo com outras práticas religiosas deu origem a diversas manifestações culturais e espirituais. A Umbanda adota elementos do Catolicismo, como santos e símbolos religiosos.

A combinação dessas influências deu origem a uma religião que se distingue pela flexibilidade e a inclusão. A Umbanda se caracteriza por rituais simples, culto aos espíritos de caboclos, pretos velhos e crianças (Erês), e um enfoque na caridade e assistência espiritual.

Diferenças entre Umbanda e Candomblé

Embora Umbanda e Candomblé compartilhem algumas semelhanças, existem diferenças cruciais que devem ser reconhecidas:

Cosmovisão e Panteão. Enquanto o Candomblé tem um panteão de orixás com mitologias e rituais específicos, a Umbanda possui uma abordagem mais inclusiva, acolhendo entidades como caboclos, pretos velhos e crianças. Essas entidades representam aspectos da ancestralidade e espiritualidade brasileira, diferenciando-se dos orixás africanos.

Rituais e Prática. Os rituais no Candomblé são altamente estruturados, com sacrifícios de animais, danças, cânticos e oferendas específicas. Na Umbanda, os rituais são mais simples e acessíveis, focando na incorporação dos guias espirituais e trabalhos de caridade.

Sincretismo. O sincretismo religioso só é observado na Umbanda, que combina elementos do Catolicismo, Espiritismo e Candomblé. No Candomblé tradicional não existe sincretismo, a ênfase é maior nas tradições africanas e na preservação da cultura ancestral.

   Preconceitos Históricos e Racismo no Kardecismo

A resistência do Espiritismo Kardecista em aceitar entidades como caboclos e pretos velhos tem raízes em um preconceito eurocêntrico. Allan Kardec, influenciado pelas ideias racistas da Europa do século XIX, considerava essas entidades como "atrasadas" ou "não evoluídas". Esse preconceito refletia uma visão hierárquica e discriminatória da espiritualidade, que desvalorizava as contribuições culturais e espirituais dos povos africanos e indígenas.

Kardecismo, apesar de suas contribuições para o entendimento da mediunidade e espiritualidade, falhou em reconhecer a riqueza e a profundidade das tradições afro-brasileiras. A Umbanda, ao contrário, abraçou essas entidades, valorizando sua sabedoria e importância espiritual.


Importância da Umbanda na Cultura Brasileira

A Umbanda desempenha um papel crucial na preservação e valorização da herança cultural brasileira. Ela oferece um espaço onde diferentes tradições e influências podem coexistir e se enriquecer mutuamente. Além disso, a Umbanda tem um compromisso com a caridade e a ajuda aos necessitados, promovendo a inclusão e a solidariedade.

A religião também serve como um meio de resistência cultural e espiritual contra o preconceito e a discriminação. Ao valorizar as entidades de caboclos e pretos velhos, a Umbanda desafia as noções racistas e eurocêntricas, afirmando a dignidade e a importância das tradições afro-brasileiras e indígenas.


A Umbanda não é apenas uma fusão de diferentes práticas religiosas, mas uma expressão única da espiritualidade brasileira. Diferente do Candomblé, a Umbanda possui suas próprias características e cosmovisão, que refletem a diversidade e a riqueza cultural do Brasil. Ao enfrentar e superar os preconceitos históricos presentes no Kardecismo, a Umbanda afirma a importância da inclusão e do respeito por todas as formas de espiritualidade.

Compreender e respeitar as diferenças entre Umbanda e Candomblé é crucial para evitar a perpetuação de equívocos e preconceitos. Ambas as religiões têm seu valor e contribuição únicos para a cultura e a espiritualidade brasileiras. A Umbanda, em particular, destaca-se por sua capacidade de integrar diferentes influências e promover uma espiritualidade inclusiva e acessível a todos.

Referências:

BASTIDE, Roger. O Candomblé da Bahia: Rito Nagô. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

CAMARGO, Candido Procópio Ferreira. Kardecismo e Umbanda: Uma Interpretação Sociológica. São Paulo: Pioneira, 1961.

PRANDI, Reginaldo. Os Candomblés de São Paulo: A velha magia na metrópole nova. São Paulo: Hucitec, 1991.

SILVA, Vagner Gonçalves da. Candomblé e Umbanda: Caminhos da Devoção Brasileira. São Paulo: Selo Negro, 2006.

VERGER, Pierre. Orixás: Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo. Salvador: Corrupio, 1981.

Artigos

BROWN, Diana DeGroat. Umbanda: Religion and Politics in Urban Brazil. Journal of Latin American Studies, v. 16, n. 2, p. 465-477, 1984.

NEGRÃO, Lísias Nogueira. Entre a cruz e a encruzilhada: Formação do campo umbandista em São Paulo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 10, n. 28, p. 54-66, 1995.

CONCONI, Cláudia Regina. Sincretismo Religioso: A Umbanda em São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

LIMA, Vivaldo da Costa. A Religião dos Orixás: Do Sincretismo à Reafricanização. 1984. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.

Sites

FEDERAÇÃO UMBANDISTA DO GRANDE ABC. História da Umbanda. Disponível em: http://www.fugabc.org.br/historia-da-umbanda. Acesso em: 28 jun. 2024.

https://www.pierreverger.org/br/pierre-fatumbi-verger/textos-e-entrevistas-online/entrevistas-de-verger/entrevista-por-veronique-mortaigne.html

RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS. O que é Candomblé? Disponível em: http://www.religioesafrobrasileiras.org.br/candomble/o-que-e. Acesso em: 28 jun. 2024.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, sua opinião é muito importante para nossa a nossa causa.

O Absurdo da Vida e a Busca pelo Sentido

                                                           O Absurdo da Vida e a Busca pelo Sentido                                         ...